sábado, 23 de fevereiro de 2008

Jesualdo Ferreira - Biografia

Manuel Jesualdo Ferreira( Mirandela, Portugal, 24 de Maio de 1946 é um treinador de futebol português.

Após ter treinado vários clubes, com especial destaque para os resultados obtidos ao serviço do Sporting de Braga, começou a temporada 2006/2007 no Boavista mas com a rescisão de Co Adriaanse no Futebol Clube do Porto, rescindiu contrato com o clube do Bessa para assinar por 2 épocas pelo FC Porto.

Jesualdo ainda criança parte com seus pais para Angola, onde reside até início da adolescência e de onde regressa com seus tios para estudar. Começa por estudar em Chaves, passa por Aveiro sem nunca esquecer a família nem os amigos que encontrava aos fins-de-semana e férias na aldeia de Carvalhais, freguesia do concelho de Mirandela.

Tira o curso de Desporto em Lisboa e, de canudo na mão, inicia um percurso desportivo. De clubes de menor visibilidade a equipas mundialmente reconhecidas, Jesualdo Ferreira sempre respeitou as suas convicções nas decisões pessoais e profissionais, segundo o próprio "abdiquei da minha família, dos meus amigos mas nunca dos meus princípios". De entre muitas medalhas recebidas, Jesualdo elege a da sua cidade como a que mais o tocou, Mirandela homenageou com a medalha de ouro da Autarquia, no passado dia 23 de Março de 2007, o "Homem que vingou a pulso na vida".

É actualmente um dos treinadores com mais nomeações para prémios a nível nacional. Destacam-se os prémios desportivos e a categoria de melhor treinador nos globos de ouro para as quais tem sido consecutivamente nomeado. Não venceu ainda o galardão dos Globos mas foi recentemente eleito por um estudo/sondagem como o melhor treinador da actual liga portuguesa de futebol.

Jesualdo Ferreira ganhou o titulo de campeão nacional em 2006/2007 pelo FC Porto.

Nenhum comentário: